Conselho Municipal do Patrimônio Cultural COMPAT Mariana Minas Gerais
Zelando pela nossa  História

TOMBAMENTOS MUNICIPAIS DE MARIANA

       A CIDADE DE MARIANA NO ANO DE 1817.
Aquarela de Thomas Ender, feita a partir de um esboço de Johann Emmanuel Pohl, Viena, Áustria.

 

A importância do acervo histórico e cultural da cidade de Mariana é inegável, ultrapassando as fronteiras do Brasil e alcançando o mundo.

A conservação de seu patrimônio demanda um trabalho contínuo por seu montante, que abrange as vilas da época da mineração colonial: quase todas elas possuem igrejas e monumentos historicamente importantes, de excelente feitura.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana tem multiplicado os seus esforços para atender à conservação dos bens que se encontram ameaçados, mais pela degradação causada por seu tempo de existência do que pelo desconhecimento de seu valor pelos habitantes locais. Na verdade, o povo de Mariana ama a sua região e o que ela comporta em História e Cultura.

De ano para ano, desde a fundação do COMPAT, temos verificado com satisfação o interesse crescente e a conscientização da população marianense no sentido de se preservar seus monumentos e o  que neles é exposto e traduzido.

A ação feita em conjunto com a sociedade produz seus frutos pela maior facilidade de se trabalhar e, principalmente, traz-nos a esperança de que possa Mariana, pela manutenção de seu magnífico acervo, chegar a um futuro tão grandioso com foi o seu passado.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr