Conselho Municipal do Patrimônio Cultural COMPAT Mariana Minas Gerais
Zelando pela nossa  História

AÇÕES DO COMPAT - 2013

Museu da Música de Mariana - FUNDARQ
Sala de Exposições

 

 

 

 

Participação no V Forum Mestres e Conselheiros - AGENTES DO PATRIMÔNIO – “OS DIREITOS DO PATRIMONIO” - De 19 a 21 de agosto de 2013 - Belo Horizonte/MG. Inscreveram-se e cumpriram todas as etapas propostas os Conselheiros Marlene Resende Fonseca, Rogéria Cristina da Trindade, Maria de Fátima de Mello Gomes, Lélio Pedrosa Mendes e Olga Tukoff.

- Acompanhamento dos processos de tombamento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Padre Viegas e do registro do Zé Pereira da Chácara, em andamento desde 2012, pela arquiteta Vilcéia Morais Martins.

- Acompanhamento da execução das obras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Brumado. Obra já concluída.

- Acompanhamento do processo envolvendo o restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Padre Viegas, ainda em fase de solução.

- Acompanhamento dos trâmites referentes ao PAC/Cidades Históricas de 2013. Conselheira responsável: Isabel Nicolielo (IPHAN).

- Acompanhamento e reiteração de cumprimento das ações determinadas pelo COMPAT durante o ano de 2012, notadamente a conclusão de pagamento do projeto de restauro da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana, de autoria do prof. Leonardo Barci Castriota.

- Encaminhamento de solicitação de reparos estruturais da encosta do cemitério da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Mariana, atualmente em situação de risco, à Secretaria de Obras da Administração Municipal de Mariana. Aguardando providências.

- Seleção de projetos a serem contemplados com dotação pelo Fundo do Patrimônio Cultural:

a- Impressão do livro O Ouro Gosta de Sangue - A Mina da Passagem - 1863-1927, de autoria de Rafael de Freitas e Souza. Ação em andamento.   

 b- Dotação de R$ 228.270,00 para a FUNDARQ, com a finalidade de digitalização do Museu da Música de Mariana. Ação conclusa. Conselheiro responsável: José Eduardo de Castro Liboreiro.

- Ações preliminares para tombamento do imóvel onde funcionou a segunda Câmara dos Vereadores de Mariana, à rua do Rosário Velho, região do antigo Matacavalos. Conselheira responsável: Ana Cristina de Souza Maia.

- Acompanhamento da revisão e adequação das Leis do Fundo do Patrimônio Cultural.

Foram devidamente alteradas e sancionadas pelo Prefeito Municipal Celso Cota Neto a 18/12/2013, com a denominação de Leis do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Aguarda-se agora a constituição do Conselho Curador do Fundo e a nomeação dos seus gestores.

- Acompanhamento das ações de restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Camargos, a começar de projeto de escoramento da mesma. Ação em andamento, com a co-participação da Arquidiocese de Mariana, por sua arquiteta Sandra Foschi.

- Acompanhamento das ações necessárias para atender às Igrejas de Nossa Senhora de Nazaré de Santa Rita Durão, cujo projeto em andamento foi cancelado pelo IPHAN por inadequação, e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário da mesma localidade que, face à inexistência de qualquer projeto para sanar a sua situação precária, motivou o COMPAT a se dispor a dotá-la de projeto pelo Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural.
- Acompanhamento das ações de restauro da parte elétrica da Igreja de Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana. Aguarda-se apresentação de projeto revalidado.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr